terça-feira, abril 11, 2006

music for your head / love is for your pain

Em “O desejo de ser inútil”, um livro de entrevistas e reflexões sobre a sua vida , Hugo Pratt recorda a história da chave da antiga casa do avô em Toledo, cidade da qual este tinha sido obrigado a fugir. Após a morte do avô, Pratt herda a chave, mas nunca conseguirá encontrar a fechadura correspondente. Apenas muito mais tarde, já a viver em Paris, descobre que a chave abria a porta do seu prédio. “Somos fatalmente levados a ver nisso algo de mágico: a fechadura que foi ter ao encontro da chave!”

“Sleeping on Roads” de Neil Halstead (2001), que comprei recentemente, foi o primeiro disco que veio ao meu encontro. Por estranho que pareça, ao ouvir os primeiros acordes de cada música, tive a sensação de já conhecer o disco completo. Mesmo tendo alguns trabalhos prévios do grupo de Halstead, os Mojave 3, era a primeira vez que ouvia as canções. Mas conhecia a capa, que ficou ligada a uma separação antiga. Quando o disco acompanhou, em cima da mesa da cozinha, uma última discussão azeda, acabado de comprar pela minha então namorada e quase separada. Nessa noite não o ouvi, nem nas manhãs seguintes, em que a casa ia ficando vazia de recordações e livros e eu me despedia de muitos discos.

Ao ler uma entrevista antiga de Neil Halstead, descobri que o disco começou a ser gravado pouco depois da separação da sua namorada e talvez por isso me reveja tanto na fragilidade e desejo de serenidade que o disco transmite. Nas suas histórias de desencontros e esperança, por vezes quase sussurradas. Na forma como descreve suavemente a evolução positiva desses sentimentos. Como se me tivesse acompanhado naquele período. REC

p.s. o Pedro escreveu sobre o mesmo disco no ondas – duas formas diferentes de se sentar frente à aparelhagem com a mesma capa na mão.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

takes a lot of walking, to get to know you...

7:42 da tarde  
Blogger Ricardo said...

It takes a lot of talking to see through me, it takes a lot of walking by my side

1:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home