segunda-feira, maio 30, 2005

Da importância do pão com tulicreme



Ok, é verdade que ultimamente têm sido lançados discos muito bons. Bons demais. Tão bons que até chateia. Tão cheios de rasgo que me sinto obrigado a abrir as janelas para vociferar aos músicos transeuntes: «Parem lá com isso que um gajo quer estar em silêncio com a família». (E a levar, em consequência desse gesto imprudente, com um baixo na marrafa).
Mas nesta chuvarada de discos do catano, há que tentar distinguir o bom do mais ou menos. O que vale mesmo a pena do que não vale assim tanto a pena. O “sim, senhor, foi bom ter trocado umas horas de TV-Shop por isto” do “ora bolas, mais valia ter ficado a ver o Malato”.
Sejamos concretos como o número do défice: o disco do Patrick Wolf é chato. Por vezes, chatarrão mesmo. Um daqueles em relação aos quais só apetece dizer: “Já percebi a ideia e depois?”. E o melhor de tudo é que o disco foi elogiado sem reservas pelo DN e pelo Público. Ah, tirem-me tudo (até os discos dos Chameleons), mas não me tirem o prazer da contradição.
(A propósito: para além das polémicas literárias, devia passar a haver polémicas musicais. Com direito a duelo e tudo. Imaginemos: dois tipos frente a frente. Ao lado de cada um deles, uma aparelhagem. Cada um faria as suas escolhas musicais - até que alguém desistisse perante o génio de DJ do adversário. Do género: «Toma lá os Black Eyed Peas»; «Vê lá mas é se te aguentas com o último da Shakira»).
Alguma seriedade nisto. Wind in the Wires até começa bem, com the Libertine, uma espécie de encontro clandestino entre os Auteurs e Marc Almond. A partir daí, começa a chatice de um disco que vive à custa do flirt entre violinada – e a pianada e a acordeonada - e os sintetizadores.
Não, não se pode dizer que Teignmouth e Wind in the Wires, por exemplo, sejam maus temas. Não é isso. Têm atmosfera (perdoem-me a linguagem de programa sobre bares de província) e o rapazote aguenta-se bem quando puxa pela voz (o Luís Jardim, do Ídolos, iria gostar da voz do menino). O problema é a pose.
Uma pose que se arrasta (é este o verbo) para a música. Uma pose de rapazola que vai à descoberta do mundo e que abusa de tiradas absolutas sobre a necessidade de ser livre e não sei que mais – e por isso absolutamente ingénuas. Ou então afectadas. (A foto da capa do disco é um exemplo máximo de afectação; não deixa no entanto de parecer que foi roubada às paredes de um cabeleireiro de homens da Madragoa).
Eis que chegamos à sexta, The Gypsy King. Aqui é diferente. Aqui o problema não é apenas de pose. É de composição. É de refrão. É de monotonia. É de chatice. A cançoneta Gypsy King, de tão aborrecida que é, chega a fazer desesperar pelos Gypsy Kings. Ao menos tínhamos regabofe garantido.
Até ao fim já não há nenhuma música que salve verdadeiramente o disco - apesar de a última, Lands End, ser uma fuga bem conseguida ao registo soturno e pós-adolescente.
Sejamos, para finalizar a prosa, paternalistas como um ministro das Finanças: Patrick Wolf revela talento para a coisa mas ainda tem de comer muito pão com tulicreme. Ele e aquele outro que também anda muito na moda e que assina como Bright Eyes. NCS
(texto publicado no Domingo em A Capital)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a anxiety separation toddler site/blog. It pretty much covers ##KEYWORD## related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

1:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Site include actual poker promotions and bonus no deposit required. http://www.pokermaniak.com.pl Review poker online sponsor's and poker rooms. Play for free at platform like Mansion,Full Tilt,Party poker or Titan.
bonusy
za darmo poker bez deposit no depozyt titan platform bankroll big money true capital for mansion online poker go you bez deponowania kasy
no deposit poker bonus online poker no deposit bonus free gambling cash and money no required deposit
online poker no deposit free cash for all !!!

12:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home