quinta-feira, março 17, 2005

Músicas simples


A recensão do DN-mais ao novo álbum, In Between Dreams, entre alguns tímidos elogios, terminava dizendo que "Jack Johnson continuava preocupado demais em transpor a sua prancha para as seis cordas". A coisa como defeito. Ou seja, aquilo que faz de Jack Johnson, Jack Johnson e o que o tornou entretanto um fenómeno de massas pode ser defeito.
In Between Dreams, é certo, não acrescenta nada por relação a Brushfires e On and On. Se calhar não é bem assim. Tem uns momentos ligeiramente menos acústicos e umas tentativas de fazer diferente - maxime até um tema quase bossa-nova, num arriscado português. Mas no essencial não acrescenta nada. E não acrescentar nada significa que tem as mesmas canções simples, directas, vindas do meio de uma enorme calmaria.
Podemos perdermo-nos em complexificações e gostarmos do que exige de nós atenção a outras linguagens. Mas há um prazer, que é invariavelmente nítido, pelo que é simples, no osso, sem delongas. As coisas como elas são. In Between Dreams é apenas isso. A descrição da matéria de que são feitas as coisas que fazem a vida simples. As memórias e o tempo arrastado que fica para os sonhos.
Ouça-se o disco, veja-se, por exemplo, como Breakdown, uma colaboração de Jack Johnson com os Handsome Boy Modelling School, surge aqui despida de sofisticação e de sobre-produção, para soar fácil. Depois, claro, tem músicas que antecipam os dias de Verão – Better together; No other way; Do you remember; Constellations. "Pedradas de calor" para nos lembrar que "somos crianças feitas para grandes férias". E claro, tudo aquilo soa a surf, cheira a surf, sabe a surf e isso faz, naturalmente, toda a diferença. Não é surf music, mas são 14 canções das antigas onde a prancha a deslizar nas ondas é feita música. Parece pouco. Mas não é. PAS

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito deste teu post. Bem "esgalhado" :)
By the way Pedro, não sei se já ouviste(falar)(n)este
---> www.xavierrudd.com<--- senhor. Aka camarada (de ondas e música)do Jack Johnson. Muiiiito bom. Tanto que até fico indecisa na escolha do melhor.
Abraço

Raitxel

7:52 da tarde  
Blogger Captain Hawk said...

Jack Johnson??? Só podem estar a gozar...

É realmente perigoso confundir o simples com o simplório.

8:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Simples, sim, porque não é uma música pretenciosa, não tem "aspirações a". Simplório é outra coisa Captain, eu até dizia, mas como não discuto gostos... Cada um na sua. I like it :)

R.

11:05 da tarde  
Blogger Captain Hawk said...

Gosto da imagem do 'artista' simples a colher uma 'simples' maçã duma simples macieira num simples dia de sol...

É assim... viver a vida pelas coisas simples.



Ah sim e, na minha completamente discutível opinião, os gostos discutem-se e muito.

Às vezes chamam-me pretensioso.

2:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home